Blog do Paulinho

Tue

02

Jun

2009

Metáfase

• Alguém já viu uma Baunilha? O que é uma baunilha? Uma casca? Uma flor? uma semente?
• De que adianta um cachorro demarcar seu território se logo atrás sempre vem um outro e desmarca?
• A propósito, pra onde vão os cachorros? Alguém já viu algum cachorro voltando?
• As Guianas realmente existem? Alguém conhece alguém que já foi pra lá? Qual a moeda da Guiana? Que língua falam lá?
• Se rir é o melhor remédio, porque os humoristas morrem?
• Como os motoristas de ônibus vão para o trabalho?
• Se eu misturar uma xícara de oxigênio com duas xícaras de hidrogênio e misturar bem não vai sair água?
• Aliás, se o ar é composto de oxigênio, basta eu jogar um balde de hidrogênio pra cima que vou tomar um banho?
• Falar nisso, quanto é uma água? A partir de quanta água já são águas?
• E costa? Porque eu tenho costas, e não costa? Não é uma só?
• Que nem os óculos. Porque não é apenas um óculo? Porque é plural?
• Inclusive, as placas dos consultórios oftalmológicos são grandes o suficiente?
• E os remédios pra Alzheimer têm nomes fáceis de lembrar?
• Se "Acéfalo" é um ser sem cérebro e "Anormal" é algo não-normal, o Bife Acebolado não deveria ser sem cebolas?
• O que é a Defesa Civíl? Porque só aparecem nas calamidades? O que estão fazendo em tempos de paz? (mérito: Claiton)
• As minhocas tão sempre fazendo corpo-mole? (mérito: Rattay)
• Quando a formiga dorme em cima do braço amanhece formigando? (mérito: Rattay)

4 Comments

Fri

17

Apr

2009

CEP - P.O. BOX

Algumas ruas de Porto Alegre (Happy Harbour) e cidades do Rio Grande do Sul (Big River of the South) na livre tradução para a gringolândia. Os professores de inglês de plantão podem e devem me corrigir. E estou aceitando sempre mais sugestões.

Rua Eudoro Berlink - I Like Berlink Street
Rua Silva Só - Lonely Silva Street
Rua Silva Jardim - Silva Garden Street
Rua da Praia - Beach Street
Rua Artur Rocha - Arthur Stone Street
Rua Doutor Flores - Doctor Flowers Street
Rua Felicíssimo de Azevedo - Azevedo's Very Very Happy Street
Rua Coronel Camisão - Colonel Big T-Shirt Street


Avenida Oswaldo Aranha - Oswald Spider Avenue
Avenida João Pessoa - John Person Avenue
Avenida Quintino Bocaiúva - Little Fifth Mouth and Graves Avenue
Avenida Benjamin Constant - Kiss me Everyday Avenue
Avenida vinte e Quatro de Outubro - October's Twenty-Four Avenue


Município de Três Passos - Three Steps City
Município de Não-me-Toque - Don't Touch me City
Município de Três Coroas - Three Old Woman City
Município de Cachoeirinha - Little Fall City

Município de Carazinho - Little Dude City (Colaboração: Márcio Vidal)
Município de Igrejinha - Little Church City
Município de Picada Café - Sting Coffe City
Município de Boa Vista do Cadeado - Good View of Padlock City
Município de Bom Princípio - Good Start City
Município de Colorado - Monkey City
Município de Eldorado do Sul - The Golden South City
Município de Entre Rios do Sul - Between Rivers of the South City
Município de Nova Esperança do Sul - New Hope of the South City
Município de Santo Antônio da Patrulha - Saint Tony of the Patrol City

E por aí vai.

2 Comments

Thu

16

Apr

2009

O Heraldista

Heraldista é aquele cara que desenha bandeiras e símbolos oficiais. Claro, você já sabia. Agora, vai me dizer que você conhece um heraldista? Já viu um heraldista? Ouviu falar que um heraldista na sua rua comprou um carro novo? Alguém tem alguma notícia sobre algum heraldista no mundo?

Na antiga Prússia, hoje norte da Alemanha, nasceu o maior heraldista que o mundo já conheceu: o grande Gijsbertus Arthus Van Thofler, o popular Tite Repolho-roxo. Tite fez fama e fortuna estando no lugar certo na época certa. Quando todo mundo queria ser general, marechal, rei, príncipe ou conquistador, fez fama aquele que mais lucrou com o troca-troca de territórios no velho mundo. Era praticamente uma partida de War.

Tite nasceu em mil quinhentos e treze e, segundo alguns biógrafos, viveu mais de cem anos. Começou a desenhar bandeiras ainda na infância, tornando-se um talento promissor quando desenvolveu toda a identidade visual da taverna que o seu pai mantinha para receber bárbaros que desciam da Noruega atrás dos famosos repolhos-roxos alemães, originando daí a alcunha que viria a persegui-lo até hoje.

Ainda na adolescência, foi chamado à corte do rei Alexandre, o grande, para criar uma flâmula, pequena, para sua terra, média. Alex já havia determinado a decapitação de todos os demais heraldistas contratados que não davam mais conta de tanta terra nova recém-conquistada. Com o nosso herói seria diferente.

Tite, além de talentoso, se mostrou virtuoso e artisticamente prolixo. Falava pouco, mas desenhava demais. Em pouco tempo desenvolveu inúmeras bandeiras e símbolos oficiais que conhecemos até hoje, inclusive aquela que foi uma de suas principais obras: a bandeira da Suíça. Se fosse hoje, qualquer cliente desejaria algo mais, uma sombrinha, um degradê, mais cores, tá muito morto, sem vida. Mas, como eu disse, Tite estava no lugar certo na época certa. Levou o troféu Leão-de-Ouro de revelação do ano e a menção honrosa no Prêmio Melhor Heraldista pelo seu belíssimo trabalho com esparadrapo.

Sua fama atingiu instantaneamente os quatro continentes - vale lembrar que, até então, as américas eram fruto da imaginação de alguns loucos. Hoje é fruto da imaginação de todos. Logo o imperador Shinoyito mandou seus homens buscarem Tite porque queria uma bandeira para sua recém-criada República Japonesa do Japão. Tite então, com medo que os guerreiros kamikazes o matassem e fugissem com seu dinheiro, rapidamente desenhou uma bandeira na mesma fórmula da sua famosa criação suíça, que não teria erro. Nem graça. Prontamente, a ofereceu ao idoso imperador, de brinde, sem nada cobrar. Alguns estudiosos citam esse episódio como a criação oficial do termo 'dar bandeira'.

Ofendidos com a cara-dura do desenhista, os japoneses declararam a famosa guerra de Spyro Gyra, onde encurralaram Tite e todos os seus fiéis discípulos no barranco de Nagoya, e lá ofereceram a eles a rendição ou suas cabeças servidas em bandejas.

Conta a história que a bandeira branca foi a última criação do grande mestre Van Thofler. Com a rendição, Tite foi colocado em um calabouço e completamente esquecido pelo resto de sua vida. O casco de seu animal de estimação, um Tamanduá, é a única lembrança que ainda perdura sobre sua vida, e está exposto hoje no Museu da Glória e Descaso, em Budapeste, capital Húngara que também tem a sua bandeira desenhada por Tite.

Acho que, hoje, o que mais se aproxima da grande obra de um mestre heraldista como Tite o foi são aqueles brasões das polícias, que não sei da onde inventam. Aliás, provavelmente os caras que desenham aquilo, uma vez a cada três décadas, no restante das suas horas vagas fazem aqueles desenhos inúteis de julgamentos nos tribunais, em preto & branco, super artísticos, pra gente ter a noção exata de onde estão os réus, os advogados, o júri e, não menos importante, o Juiz. Pra que?

A propósito, provavelmente são esses mesmos grandes artistas que deliberam sobre a criação dos nomes das operações da polícia. Operação Toque-de-caixa. Operação Santos-Gusmão. Operação Abrólhos. Devem dar uma festa cada vez que criam uma operação nova.

Eu daria.

26 Comments

Sat

11

Apr

2009

Meu primeiro artigo sobre nada

Bueno, como também sou publicitário, me sinto apto a começar tirando sarro de algumas pérolas dessa arte da enganação.

Outro dia tava andando pelo supermercado e vi um pacote de bolachinha recheada com um splash gigante na embalagem: "agora com mais recheio".

Mais Recheio?! E sempre Mais Recheio?! De tempos em tempos eles propagandeiam Mais Recheio. Qualquer hora dessas o pacote vai ter só um biscoito de cada lado e um grande recheião no meio! Aí vão começar a propagandear Agora Com Mais Biscoito. E aí vai começar tudo de novo. O mundo é cíclico.

É que nem as margarinas e os suquinhos em pó com Nova Fórmula. Que que tem de novo na fórmula?! Decerto colocaram alí um miligrama a mais de soda pseudo-arterial-multiface. E vai fazer toda a diferença.

 

Vai dizer que alguém realmente já sentiu algum gosto novo e diferente num produto com nova fórmula?

 

E o Magazine Luiza? Alguém ainda aguenta aquelas cinco propagandas a cada intervalo comercial na Globo? Gritaria total! Como diz minha esposa, o melhor botão do controle remoto é o Mute.

 

Preciso, urgentemente, sair da Sibéria.

0 Comments

Fri

27

Mar

2009

Seja muito bem-vindo ao meu Blog

Daqui por diante você terá mais esse espaço para a diversão indiscriminada, para a leitura diária de fatos e manchetes que marcaram o dia ou mesmo para conhecer e relembrar grandes histórias que passaram pela minha vida ao longo desses muitos anos.

 

Mas, muito provavelmente, para nada disso. Pra que você veio, não sei. Mas sinta-se bem aqui.

 

Paulinho Winterle

1 Comments